[ad_1]

Especialistas explicam a relação entre alimentação e pele e compartilham as melhores opções para sua beleza.

Os cuidados com a pele fazem parte de muitas rotinas de beleza. Afinal, esse tratamento para todos os tipos de pele é uma diretriz geral para dermatologistas. No entanto, o uso local de dermocosméticos não é um milagre e, mesmo com um cronograma rígido, os resultados podem ser prejudicados pela dieta.

Além de a alimentação ser um pilar da saúde física, ela também está diretamente relacionada à pele, garante Ivan Togni, do Centro de Nutrição da Human Clinic e especialista em obesidade, emagrecimento e medicina esportiva. Segundo ele, alguns alimentos podem causar inflamações no organismo, o que fragiliza a saúde, a qualidade da pele, das unhas e dos cabelos, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

Em relação aos alimentos que promovem a inflamação, Ivan destaca: açúcares, farinha branca, glúten, sal e leite (para os intolerantes). Além desses, a lista inclui opções industriais e ultraprocessados. No entanto, o especialista afirma que esse consumo não precisa ser totalmente reduzido. No entanto, ele sugere que os “ruins” são exceções e, portanto, o conselho é fazer trocas mais saudáveis. “Descasque mais e desembrulhe menos”, aconselha.

Melhores alimentos para a pele

Os melhores alimentos para a pele são os naturais, principalmente os ricos em vitaminas C, E e B12, que atuam como antioxidantes e também promovem a produção de colágeno, favorecendo a estética e a saúde em geral, afirma Ivan. Portanto, frutas cítricas, mamão, sementes, abóbora, espinafre, rúcula, cenoura e ovos devem ser adicionados ao prato.

Vale ressaltar que a importância de consumir esses nutrientes não implica na necessidade de suplementá-los. “Os suplementos nutricionais são, como o próprio nome sugere, para complementar algo que está faltando. Deve ser feito sempre de forma profissional, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente”, observa o especialista da Human Clinic.

Por fim, sobre as dicas para melhorar a pele, Ivan ressalta que é importante aliar a alimentação à atividade física, ao consumo regular de água e ao sono de boa qualidade.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *