[ad_1]

Durante resfriados e gripes, você provavelmente já se perguntou por que a sensação de enjoo piora à noite. A tosse e os espirros são mais persistentes, a febre tende a aumentar, além da congestão nasal e piora da coceira na garganta. À tarde, por outro lado, você sente que não há nada de errado com você e seu corpo.

A gravidade dos sintomas está relacionada ao ritmo circadiano, mecanismo pelo qual o corpo se regula entre o dia e a noite e do qual os processos fisiológicos recebem ordens para acordar, ter fome, estar ativo, dormir, etc. Isso pode ser influenciado pelo sono diurno e pela quantidade de luz. Também desempenha um papel importante na regulação do coração e do sistema imunológico.

Durante o sono, o corpo usa o tempo de inatividade para fazer uma grande quantidade de trabalho de reparo, portanto, um sono longo e repousante é importante. Isso também se aplica se você estiver doente. O corpo é inundado com glóbulos brancos chamados leucócitos, que levam a uma resposta imune coordenada contra a doença.

Isso é frequentemente visto em doenças crônicas, onde os sintomas podem piorar à noite e melhorar durante o dia, possivelmente devido ao sistema imunológico combater infecções (ou ser hiperativo no caso de doenças autoimunes).

É por isso que os sintomas parecem piores e mais agressivos à noite ou ao acordar, porque são causados ​​por um sistema imunológico ativo tentando conter a infecção. As células imunes recrutam outras células imunes para uma área local (como a garganta), o que causa uma onda de inflamação e morte celular.

As células infectadas pelo vírus morrem, causando dor nos tecidos afetados, e o muco inunda o nariz para entrar na luta. Embora isso seja bom, o corpo está lutando para vencer a guerra contra o vírus, que faz muito mal ao corpo.

Algumas outras razões pelas quais a doença piora à noite estão relacionadas à gravidade. Ao deitar, o muco se acumula nos seios da face, causando pressão e dores de cabeça. Desequilíbrios hormonais, que podem ser causados ​​pela falta de sono à noite e também podem estar relacionados ao funcionamento do sistema imunológico, são citados como um dos motivos. O resultado é um ciclo vicioso de noites sem dormir, ou seja, sem recuperação, o que garante um agravamento dos sintomas de gripes e resfriados.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *