[ad_1]

Os 8 Ps do marketing são: preço, produto,  promoção, praça, pessoas, processos, posicionamento e performance.

Anteriormente, eram somente 4 Ps. Depois da digitalização e o avanço da tecnologia, outras categorias foram adicionadas à ideia original, com o objetivo de tornar o marketing mais assertivo.

Isso permitiu que os 8 Ps do marketing fossem utilizados com foco total nos clientes e na sua experiência durante todo o processo de compra de um produto ou serviço. Esses pilares surgiram para mostrar que as marcas estão preocupadas também em oferecer uma experiência de compra inesquecível.

Essa experiência ajuda empresas a aumentarem seus lucros, já que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. Além disso, a experiência de compra também é a chave para a fidelização à marca para 73% dos consumidores. 

É justamente por isso que as empresas buscam fazer o marketing com base nos 8 Ps do e priorizam necessidades dos clientes.

  O marketing tem quatro princípios básicos – produto, preço, praça (distribuição) e promoção. No entanto, existem outros itens considerados essenciais dentro do marketing. Estes itens são conhecidos como os 8 “P”s do marketing.

Os 8 P’s do marketing são ferramentas de marketing que proporcionam às empresas a capacidade de executar campanhas de marketing eficazes. Estes princípios permitem ao profissional de marketing e à organização implementar estratégias destinadas a atingir mais diretamente seus objetivos comerciais. Os 8 P’s de marketing são definidos como: Produto, Preço, Praça (Distribuição), Promoção, Pessoas, Processos Internos, Físico Ambiental e Plataforma de Tecnologia.

Produto é o primeiro P e se refere ao tipo ou variedade de bens e serviços oferecidos aos clientes para satisfazer suas necessidades. Preço refere-se ao valor cobrado pelo produto oferecido. A Praça (Distribuição) refere-se ao meio pelo qual os produtos chegam aos clientes. A Promoção é a quarta pegada e abrange todas as atividades de comunicação usadas para promover o produto. Por fim, Pessoas se refere aos clientes e à equipe de marketing da empresa, bem como aos colaboradores.

Os próximos quatro P’s abordam o lado interno das operações de marketing. Processos Internos se refere aos processos de fabricação e embalagem, bem como aos procedimentos administrativos necessários à produção. Físico Ambiental se refere à estética ambiental necessária à promoção de produtos e serviços. Plataforma de Tecnologia abrange os tipos de tecnologia envolvidos na produção e distribuição do produto.

No total, os 8 P’s do marketing fornecem aos gerentes de marketing capacidade de ofertar e gerar demanda para seus produtos e serviços. Ao usar os 8 P’s do marketing, as empresas podem se orientar pelas prioridades de marketing de uma forma sistêmica, com base na procura de bens e serviços específicos.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *