[ad_1]

A oncologista Dra Lucíola Pontes,  médica  do centro de cuidado  em oncologia e hematologia Hcor e cofundadora do canal Longidade, comenta sobre o aumento do câncer de pâncreas no Brasil: “Pela primeira vez o INCA incluiu o câncer de pâncreas dentre os mais frequentes no país. Com idade média de diagnóstico aos 70 anos, a doença geralmente só produz sintomas em fases avançadas, não sendo passível de detecção precoce na população geral. E parece haver uma relação direta entre o aumento da incidência desse tumor e estilo de vida com destaque para o consumo de ultraprocessados e sedentarismo.”

O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago responsável pela produção de suco pancreático, a insulina e o glucagon. A glândula pancreática absorve as enzimas que fazem a digestão. A insulina e o glucagon passam pela corrente sanguínea para atuar no sistema metabólico da glicose, para mantê-la no nível adequado.

O que será que está causando o crescente aumento? Pesquisadores e médicos apresentam quatro causas: estilo de vida, envelhecimento da população, apresentação tardia dos sintomas e gravidade do quadro.

Portanto, o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de tratamento, faça seus exames em dia e mantenha a rotina de saúde.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *