[ad_1]

Nos últimos anos as empresas estão quebrando o mito de que pessoas com mais de 50 anos não estão capacitadas para ser contratadas. O programa Golden Years é voltado para que as empresas possam contratar pessoas que tenham mais de 50 anos de idade.

Os percentuais afirmativos para Michelle de: turnover 49%, absenteísmo 27% inferior e o engajamento 3 pontos, mostram que profissionais experientes com mais de 50 anos tem um bom rendimento, são eficientes e colaboram com o ambiente de trabalho. O elevado índice de pontos positivos justifica as empresas estarem ampliando suas perspectivas e apostando naqueles que têm experiência onde a idade não faz diferença.

A intenção é trazer profissionais onde os cabelos grisalhos são um detalhe. O importante é a sua bagagem profissional que será agregada à empresa, além de estarem dispostos a lidar com desafios do cargo que ocupar.

A Maturifest é um grande evento de empreendedorismo, podemos considerar que é o maior festival de trabalho com painéis, palestras e oficinas práticas. Um evento para aqueles profissionais que acreditam estar fora do mercado de trabalho por ter mais 50 anos de idade.

O evento acontece em tempo real com divulgação de vagas e contratação para pessoas com mais de 50 anos. Para Mórris Litvack, “Colocar em pauta pessoas com mais de 50 anos é mais que uma obrigação em um país que em 2040 terá 57% da força de trabalho com mais de 45 anos”. Declara o CEO e fundador da Maturi, empresa onde atuou buscando recolocação profissional para mais de 6 mil pessoas com idade acima de 50 anos.

Litvack afirma que “Nos últimos dois anos cresceu o interesse das empresas sobre diversidade geracional, uma vez que isso será estratégico para o futuro dos negócios em poucos anos”. Algumas empresas estão em fases difíceis e a experiência desses profissionais que já tem mais de 50 anos é um diferencial para impulsionar os negócios.

A população brasileira atualmente tem mais de 50 milhões de profissionais com mais de 50 anos. Estima-se que a força laborativa esteja presente nas pessoas que já têm 45 anos ou mais. Podemos considerar que essa suposição ocorre pelo perfil da população e a longevidade das pessoas com mais idade.

Habitantes com mais de 50 anos

A população está atingindo a maturidade, mas não podemos desconsiderar sua capacidade para o trabalho. A especialista Andrea Tenuta, que atua no setor de mercado de trabalho para pessoas com idade madura e head de novos negócios da empresa Maturi, alega que há uma grande disposição para contratar pessoas com mais experiência ocorre pela necessidade e característica que a população apresenta.

Andrea esclarece sobre a maturidade das pessoas nas empresas: “A verdade é que as empresas estão percebendo que a conta não fecha. Hoje 26% da população já tem mais de 50 anos e cerca de 3% a 5% dos quadros de funcionários das companhias possuem mais do que essa faixa etária.”

É notório que as empresas estão investindo em pessoas maduras e com mais experiências, pois ainda há uma lacuna para profissionais qualificados e com experiência no mercado.

As empresas precisam se preparar e adequar para a nova realidade com a presença de várias gerações no ambiente de trabalho. De acordo com a especialista da Maturi, existem vagas para pessoas com mais de 50 anos para todas as categorias e diversas áreas de atuação. A especialista ainda afirma, “Na Maturi já trabalhamos posições de estágio até altos cargos executivos, desde vendas e marketing até tecnologia.”

Não importa a idade, e sim o que o profissional que tem mais de 50 anos tem pra oferecer para as empresas.
Grandes empresas abrem vagas para pessoas com mais de 50 anos
Empresas como Boticário, Pepsico e Comgás estão com vagas disponíveis para os profissionais com mais de 50 anos. As empresas buscam profissionais experientes independente do seu gênero e idade, o principal critério é a experiência.

O objetivo do evento é anunciar o programa de carreira para pessoas com mais de 50 anos. A Comgás, uma das maiores distribuidoras de gás canalizado no Brasi, marcou presença no evento da Maturifes com a divulgação d.o programa voltado para Mulheres talentosas com mais de 40 anos.

Trata-se de um programa para carreiras de mulheres cisgenero ou transgênero que atingiram mais de 40 anos e desejam fazer a diferença liderando posições onde são ocupadas pelos homens.

O programa abrange diversas vagas em diferentes áreas, como: engenharia, financeiro, recursos humanos e demais vagas. Para as mulheres que têm interesse em se candidatar o programa tem o tempo de duração de um ano.

De acordo com Letícia Grossi, diretora de Pessoas e Cultura da Comgás, 40% das mulheres da companhia estão em posição de liderança e 50% nos cargos de alta liderança.

O grupo Boticário também faz parte do programa e em seu quadro de vagas estão reservadas para pessoas com mais de 50, além disso a empresa está capacitando profissionais que têm mais de 50 anos. Seja para pessoas que almejam empreender ou se recolocar na profissão com mais de 50 anos, a empresa está com vagas direcionadas para as mulheres.

Enquanto na empresa Pepsico as admissões são permanentes, ou seja, não há tempo determinado, nem prazo para as pessoas mais de 50 buscarem uma vaga na empresa.
A Pepsico prioriza a experiência do profissional, bem como suas competências que serão avaliadas através do processo de seleção, para fazer parte da empresa citada é só acessar o site e candidatar-se ao cargo desejado.

As empresas precisam estar atentas que a inclusão de profissionais que já tem mais de 50 anos não é um fator negativo. É preciso quebrar os paradigmas e crenças impostas, onde a idade de uma pessoa mede o seu potencial profissional.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *