[ad_1]

Você saberia responder essa pergunta? Sabe avaliar como foi a saúde mental do seu filho ou filha no ano que se passou? Responder a essa pergunta é fundamental para que você possa desenvolver o bem-estar efetivo de seus filhos. É somente a partir disso que ele poderá ser uma criança feliz, ter um bom desempenho escolar e lidar adequadamente com as diversas situações pelas quais passa. Sendo assim, que tal saber mais sobre o assunto para oferecer o melhor suporte à saúde mental do seu filho em 2023?

O que é ter saúde mental quando falamos de crianças?

Quando estamos falando do seu filho ou filha, queremos dizer que ter saúde mental em crianças pode incluir a capacidade de se adaptar e lidar com mudanças e desafios, expressar emoções de maneira saudável, estabelecer relacionamentos saudáveis com os outros, e ter uma percepção positiva de si mesmo. É muito importante que as crianças recebam apoio e orientação adequados para desenvolver habilidades de saúde mental e lidar com questões emocionais e comportamentais. Em primeiro lugar, esse apoio deve vir dos pais ou cuidadores principais, o que é muito importante para o bom desenvolvimento emocional da criança. No entanto, isso também pode incluir coisas como fazer terapia com um profissional da psicologia, participar de atividades que promovam a saúde mental como aulas de esportes e iniciativas como meditação para crianças, além de ter um suporte social positivo nas redes de convivência, sobretudo escolar.

Por que é importante que seu filho tenha saúde mental?

Vamos lembrar que ter saúde mental é fundamental para o bem-estar geral de uma pessoa e isso vai afetar positivamente muitos aspectos de sua vida. Está incluído aí a capacidade de lidar com estresse e situações difíceis, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, realizar bem as tarefas na escola e no trabalho, e até mesmo influenciar sua saúde física (afinal, o corpo também pode manifestar desconfortos mentais). Em suma, é importante que seu filho tenha saúde mental para que ele possa ter uma vida satisfeita, plena e feliz.

Mas como avaliar a saúde mental do seu filho?

Esse é um ponto fundamental e existem algumas maneiras de avaliar a saúde mental de uma criança. Primeiro, é importante observar o comportamento da criança e prestar atenção a sinais de possíveis problemas de saúde mental, como mudanças bruscas no humor ou comportamento, dificuldade em se concentrar, ou mesmo problemas para estabelecer relacionamentos saudáveis com os colegas ou membros da família. Além disso, é muito importante que os pais procurem conversar com a criança e perguntar como ela está se sentindo e ouvir o que ela tem a dizer, valorizar seus sentimentos. Se você estiver preocupado com a saúde mental de seu filho, é essencial procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra infantil. Eles podem avaliar precisamente o bem-estar emocional da criança e oferecer tratamento e suporte adequados.

Lembrando que se a criança também se queixar de dores de cabeça ou estômago sem causa aparente, ou ter dificuldade em dormir ou comer, isso também pode ter a ver com problemas de saúde mental. Além disso, a criança pode expressar sentimentos de tristeza, ansiedade, ou medo, ou ter comportamentos autodestrutivos. Se você perceber algum desses sinais em seu filho, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental.

Como é possível desenvolver a saúde mental do seu filho em 2023?

Há várias maneiras de ajudar a desenvolver a saúde mental de uma criança. Primeiro, é importante fornecer um ambiente estável e amoroso em casa, onde a criança se sinta segura e apoiada. Isso inclui estabelecer limites claros e consistentes, comunicar-se aberta e honestamente com a criança, e oferecer amor e apoio incondicional, mas sempre elaborando um diálogo seguro com a criança, no qual ela se sinta valorizada. Além disso, é importante incentivar a criança a expressar suas emoções de maneira saudável e ensiná-la habilidades para lidar com o estresse e resolver problemas. Isso pode incluir atividades como praticar técnicas de relaxamento, participar de atividades físicas, ou fazer terapia. Também é importante garantir que a criança tenha acesso a apoio social positivo, como amigos e adultos de confiança com quem possa falar sobre seus sentimentos.

Caso você esteja buscando uma intervenção em saúde mental para o seu filho, não deixe de contar com profissionais especialistas e de confiança, com experiência no assunto. Na região da grande São Paulo, a PotencialMente – Academia Cerebral pode te ajudar oferecendo tratamentos baseados em psicologia, neurociência e tecnologia por meio de sua responsável, a neuropsicóloga Patrícia Zocchi, especialista em neurociência e neuropsicologia pela USP e sua equipe, contando com mais de 20 anos de experiência em intervenções para melhorar a saúde mental de crianças.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *